sexta-feira, 5 de abril de 2013

Limpeza e Retro-lavagem do Filtro


Para que o filtro desempenhe corretamente a sua função, é necessário efetuar uma manutenção periódica, que na maioria dos casos se resume à respectiva lavagem. A frequência desse procedimento varia com o uso que dá à piscina, mas o melhor indicador será o seu aspecto: quando verificar que a água não tem um aspecto tão limpo como antes, é sinal que necessita limpar o filtro.
No que diz respeito aos filtros de cartucho, a limpeza é extremamente simples: basta retirá-lo e utilizar jatos de água para remover a sujidade que entretanto se foi acumulando. Adicionalmente poderá aplicar-lhe um tratamento, colocando-o num recipiente cheio de água misturada com fosfato trissódico e ácido muriático (na proporção de 250ml por cada 20 litros de água em cada substância), deixando-o repousar durante cerca de uma hora, e passando-o por água novamente antes de o voltar a colocar.
Os filtros de terra diatomácea e de areia permitem, geralmente, a retro-lavagem. Como o próprio nome indica, consiste em inverter o circuito de água que, ao passar pelo filtro, leva consigo a sujidade que entretanto se acumulou, sendo posteriormente expelido para um esgoto. Alguns filtros poderão já incluir uma válvula que permite inverter o fluxo da água (este fator também poderá ser determinante na sua escolha), mas pode adquirir uma em separado.
Realizar a retro-lavagem é um processo simples: comece por desligar a bomba, deixando a circulação de água parar; gire a válvula, e reinicie a bomba. Deixe a água correr durante algum tempo, até que se aperceba que está a sair mais limpa.
Se o sistema não estiver diretamente ligado ao esgoto (precisando por isso de uma mangueira para direcionar a água), há uma utilidade que lhe pode dar: o que para nós será sujidade funciona como um ótimo fertilizante natural (desde que o nível de cloro não exceda as 3ppm, caso contrário será nociva), pelo que a pode mesmo utilizar para regar o seu quintal ou relvado.
Por fim, não se esqueça de repor na piscina a água entretanto perdida.
Bons mergulhos!

Um comentário:

  1. Muito interessante, com certeza este blog me tirou muitas dúvidas sobre como limpar piscinas. Quero deixar aqui também um ótimo curso que ensina como limpar piscinas, que vai ajudar a somar com os conhecimentos adquiridos no blog, é o curso Piscina Limpa que ensina como limpar piscina aquecida, ou piscina fria, como controlar a limpidez e a limpeza da água. Muito bom.

    ResponderExcluir