sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Metais na água!

Tive um grande trabalho em uma piscina que trato! Nas primeiras limpezas, a piscina ficava fisicamente limpa, mas uma cor verde-amarelada não saía da água. Fiz duas vezes um trabalho de decantação, para eliminar possíveis sujeira que estivesse suspenso na água, para tirar aquela cor. Mas o problema não era esse! A água era de poço, com muito ferro. Tanto que os panos brancos e roupas brancas, lavados com aquela água, ficavam manchados pelo ferro. A cestinha do pré-filtro, que é branca, está manchada pelo ferro. Além dessa situação visual na piscina, a água nestas condições pode causar problemas nos equipamentos, como incrustações. O que fazer? Existe um produto chamado Controlador (Inibidor) de Metais. É um sequestrante que administra o ferro na água para que este não prejudique os equipamentos e permite que a água fique cristalina. Foi o que aconteceu. Após visitar o cliente, quarta, quinta, sexta e sábado, na segunda seguinte a água ficou perfeita. Achei que não ia dar certo, hehe, mas o produto funciona. O filtro da piscina foi retrolavado. A água de lavagem tinha a cor de ferrugem (característica do ferro insolúvel). A partir de então a piscina passou a utilizar uma dosagem mensal do Inibidor de Metais para prevenir a coloração quando da entrada de água de reposição e o problema nunca mais se repetiu. Deu pra ver a alegria do dono, e a minha também, hehe. 

4 comentários:

  1. Boa tarde, abasteci minha piscina com água de poço que contém ferro, a água é cristalina, porém verde, da pra ver que não contém sujeira.
    fui orientada a usar algicida, já usei 2 semanas e nada. comprei o inibidor de metais na semana passada e joguei na piscina, a impressão que tenho é que clareou um pco, mas continua verde, gostaria de saber durante qto tempo terei que usar esse produto para que a piscina fique com a água completamente cristalina?
    Obrigada
    Marisa Bulgarelli

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, abasteci minha piscina com água de poço que contém ferro, a água é cristalina, porém verde, da pra ver que não contém sujeira.
    fui orientada a usar algicida, já usei 2 semanas e nada. comprei o inibidor de metais na semana passada e joguei na piscina, a impressão que tenho é que clareou um pco, mas continua verde, gostaria de saber durante qto tempo terei que usar esse produto para que a piscina fique com a água completamente cristalina?
    Obrigada
    Marisa Bulgarelli

    ResponderExcluir
  3. Tenho este problema com a minha piscina toda vez que reponho água e coloco o cloro ela fica verde esmeralda. Então coloco o clarificante e limpo no dia seguinte e vejo se não está com cloro. Se não estiver coloco o seqüestrador de metais e aí sim coloco o cloro.

    ResponderExcluir
  4. Onde posso comprar ileminador de metais? Já procurei na Net e não encontro.
    Enchi a minha piscina com água do furo e assim que coloquei cloro ficou castanha

    ResponderExcluir