segunda-feira, 25 de março de 2013

Tipos de Filtros de Piscinas (alguns)


Na generalidade, os filtros para piscinas funcionam todos da mesma forma e adaptam-se a todas as tipologias. Existem três tipos diferentes:
  • Os filtros de areia são de longe os mais populares, ao mesmo tempo que são também os que têm menos encargos de manutenção. A areia é um agente de filtragem natural utilizado pela própria natureza, e esse princípio é aplicado a este sistema. A limpeza da água é feita, como o nome indica, fazendo passar a água por um depósito de areia. A grande vantagem é a durabilidade desse depósito, que poderá durar mesmo dez anos, ainda que seja recomendável mudá-lo a cada sete. Ao permitir a retro-lavagem, é também extremamente fácil de limpar.
  • Os filtros de cartucho baseiam a limpeza em cartuchos substituíveis, que duram cerca de um ano e devem ser limpos semanalmente. O seu funcionamento assemelha-se aos filtros de terra diatomácea, com a diferença que a filtragem é efectuada com base em material fabricado e não natural. A grande vantagem é a facilidade de limpeza e de instalação; por outro lado, os cartuchos são consideravelmente mais dispendiosos que as alternativas.
  • Por fim, os filtros de terra diatomácea, autênticos topos de gama. As diatomáceas são seres microscópicos fossilizados, utilizados sob a forma de um pó branco, aplicado numa grelha, que tem uma eficácia inigualável: funcionam como micro-esponjas, deixando passar a água e retendo sujidade que não é sequer visível a olho nu. Infelizmente, esta eficácia paga-se bem caro, e os custos, quer dos equipamentos, quer da manutenção são bastante elevados. Por outro lado, permitem retro-lavagem, o que significa que a limpeza também é acessível. (fonte: abc piscinas)


quarta-feira, 20 de março de 2013

Filtro de Água


Um dos componentes mais importantes na piscina é o filtro de água. Não sendo o único instrumento de limpeza e purificação da água – o skimmer acaba por recolher a sujidade mais visível – é, contudo, aquele que desempenha uma tarefa mais crucial para manter a água cristalina e apetecível. Sobretudo se tivermos em conta que é o filtro que remove as impurezas que, na maioria das vezes, só nos apercebemos que existem quando a piscina já perdeu toda a sua beleza e aspecto saudável!
Apesar de existirem diferentes tipos de filtros, todos eles funcionam da mesma forma: a água da piscina, sugada pelo skimmer através da força da bomba, entra num depósito que contém um material específico de filtragem. É depois devolvida à piscina, completando um ciclo que se recomenda que seja frequente: dependendo do uso, é aconselhável que a água complete um ciclo por dia.
Aquilo a que nos referimos por “ciclo” é a passagem de toda a água da piscina pelo filtro, um processo cuja duração depende de diversos factores: tamanho da piscina (ou por outras palavras, a respectiva quantidade de água), potência da bomba/motor e também da própria capacidade do filtro utilizado. Ao escolher estes componentes, deverá ter em conta todos estes factores para que o ciclo não demore demasiado tempo: o recomendado para piscinas domésticas é 8 horas. (fonte: abc piscinas)

terça-feira, 5 de março de 2013

Como Clarear uma Piscina esverdeada!

São dois vídeos, estão em Inglês, se souber um pouco do idioma irá tirar bastante proveito, mas mesmo que não saiba, se prestar bem atenção, entenderá o conteúdo.


sexta-feira, 1 de março de 2013

Dias de Chuva

Antes de construir a piscina, estude bem o terreno para evitar construí-la na parte mais baixa ou suscetível a alagamento. Mas a chuva vem e é inevitável. Muitas piscinas são cobertas, mas a maioria ficam expostas ao tempo. Se já esta construído nestas condições, eis algumas dicas:


  • Mantenha a piscina coberta em dias de muita chuva para reduzir a entrada de sujeira;
  • Meça 2 a 3 vezes na semana o PH e o cloro livre, tendo em vista que a chuva é ácida e pode desequilibrar os parâmetros;
  • Mantenha o PH entre 7,4 e 7,8 o residual de cloro livre de 2 a 4 ppm;
  • Adicione algicida e clarificante na água uma vez por semana;
  • Faça aspiração da sujeira decantada no mínimo uma vez na semana e escove as paredes e as bordas;
  • O filtro deve funcionar no mínimo 4 horas por dia.
Dessa forma sua piscina ficará bem tratada faça chuva faça sol.